top of page

Alertou Cio, E Agora?

Atualizado: 17 de jun. de 2021

Dica: O alerta de cio é gerado, em média, entre 5 e 6 horas após o inicio do cio, podendo variar de acordo com a intensidade do comportamento da vaca.
  1. O alerta de cio é dado quando ocorre uma variação comportamental na vaca, aumentando sua atividade e com queda em sua ruminação. Cada animal cria seu próprio padrão e seus próprios limites de detecção, não podendo ser comparado animal a animal.

  2. Observe na imagem abaixo o aumento da linha vermelha (atividade) e a queda da linha verde (ruminação), quando a vaca apresenta comportamentos de cio. As barras azuis demarcam o dia e horário que o alerta foi gerado pelo software e aplicativo.

3. Importante destacar que o gráfico acima ilustra a vaca em um gráfico acumulado de 24 horas, ou seja, cada ponto é o somatório da atividade naquela hora com as 23 horas anteriores, e assim sucessivamente.

4. O melhor horário para inseminar já é indicado no alerta, estes horários são indicados conforme os melhores resultados de concepção que temos no nosso banco de dados e são indicados exatamente na seta azul da imagem abaixo, período onde a vaca começa a perder atividade e retornar ao seu padrão inicial de comportamento.

Dica: Alguns alertas de inseminação vão ocorrer durante a madrugada, crie uma estratégia para inseminar estes animais o mais próximo do indicado caso não possa estar presente neste momento. Seja no final da noite ou início da manhã.

5. Algumas vacas vão apresentar comportamento de cio silencioso ou menos expressivos, nestes casos de alerta de cio o aumento de atividade será menor visto do gráfico acumulado 24 horas, porém o sistema COWMED também monitora a sequência de horas em atividade de cada vaca para gerar o alerta, nas imagens a seguir do mesmo animal é possível perceber a pequena variação no gráfico acumulado, porém a grande concentração de atividade no dia do cio no gráfico de comportamento horário.

Observe que no primeiro gráfico não é perceptível visualmente que realmente o animal está com comportamento de cio, como visto nas imagens anteriores, porém esta mesma vaca apresentou diversas horas acumuladas de atividade, como podemos ver no gráfico abaixo de comportamento hora-hora.

Este acumulado de pequenos picos de atividade no dia do cio indicam que esta vaca teve atividade por horas consecutivas, comportamento diferente do que ela vinha apresentando nos dias anteriores. Aumento de horas de atividade expressivo e queda de ruminação, comportamento padrão de animal em cio.

6. Ficou com dúvidas? Procure seu gerente de conta e pergunte, questione, estamos aqui para ajudar você a interpretar suas vacas, 7 dias por semana.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page