top of page

Alertou Grave, E Agora?

Dica: Vacas com alerta grave tem queda acentuada de ruminação, casos frequentes de tristeza, deslocamento de abomaso e metrite.

Rotina para Acompanhamento de Vacas Graves

  1. O alerta de grave é o terceiro e último nível de status de saúde gerado pelo monitoramento COWMED.

  2. Além da notificação pelo software e aplicativo, você consegue acompanhar a qualquer momento os animais com alerta Grave e Observação pela Enfermaria acessando pelo atalho na home ou no menu 'Saúde>Enfermaria'.

3. Neste ambiente os animais são divididos por 'sem diagnóstico', 'com diagnóstico confirmado' e os animais já 'normalizados' (o sistema normaliza animais que permanecem por 24 horas com o comportamento que tinham anteriormente ao alerta). A seguir uma imagem ilustrativa da Enfermaria.

4. Na fase Grave do alerta o animal tem uma queda muito brusca de ruminação e atividade, além de um aumento exponencial do ócio; ou possui ruminação inferior a 3 horas/dia, vide imagem a seguir.

5. Observe como a queda de ruminação e atividade num alerta grave é bastante elevada, nestes casos recomenda-se analisar com urgência estes animais, preparando uma estratégia de atuação junto ao seu veterinário.

6. Casos graves geralmente estão associados a problemas críticos que fazem o animal parar quase totalmente a ruminação, uma boa dica é avaliar o DEL da vaca para destacar as possibilidades, o maior número de casos diagnosticados são tristeza, deslocamento de abomaso e metrite.

7. Vacas com alertas graves num período de até 60 dias após a inseminação tem maior probabilidade de absorção, por isto sempre recomendamos avaliação após a normalização de vacas neste padrão comportamental.

8. Como sugestão para acompanhamento dos animais graves sugerimos que após a análise do comportamento pelo gráfico do animal, seja criado em conjunto com o veterinário da fazenda um plano de ação para verificação destes casos, temos algumas sugestões como segue na imagem abaixo de intervenção máxima.

9. Após o diagnóstico e tratamento da vaca grave, não esqueça que você pode acompanhar sua evolução através da enfermaria ou do gráfico do próprio animal, no software ou aplicativo.

Dica: O sistema alerta como grave vacas que mantém ruminação abaixo de 3h/dia. Se você não observou nada de diferente no animal e ele mantém um gráfico estável, revise o posicionamento da coleira.

10. Ficou com dúvidas sobre alguma vaca em desafio no seu rebanho? Não deixe de nos contatar pelo grupo que atende a fazenda, estamos 7 dias por semana analisando vacas para ajudar vocês a entender melhor seus animais.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page