top of page

Alertou Proximidade ao Parto, E Agora?

Dica: O alerta de proximidade ao parto indica o momento em que o animal apresenta aumento de atividade antes da parição.

Como Analisar o Comportamento de Parto?

  1. O alerta de proximidade ao parto indica que a vaca teve um aumento das suas horas de atividade consecutivas, ou seja, indica que este animal está mais ativo nas últimas horas do que em relação ao seu passado recente.

  2. Este alerta geralmente indica que o animal está na fase de dilatação, mas especificamente nas contrações uterinas, onde temos um comportamento de inquietude da vaca.

3. Observe no gráfico acumulado de comportamento de uma vaca parindo como a sua atividade aumenta bastante nas horas que antecedem o parto (evento de parto é marcado pela barra azul com 'P')

4. No gráfico de comportamento horário também é possível verificar este comportamento de parto pelo acumulado de horas em atividade consecutiva (na barra azul), se comparado com o comportamento do animal nos dias anteriores.

5. Vacas com partos muito curtos tem mais dificuldade de geração de alertas, visto que o sistema necessita que a vaca altere seu comportamento para gerá-lo Na prática vacas com 2 ou 3 horas de atividade de parto intenso tem menos possibilidade de geração de alerta pela pouca alteração comportamental (a maioria dos partos rápidos são devido a uma ótima transição).

6. Fique sempre atento a vacas com complicações no parto, e principalmente a sua recuperação no pós-parto imediato.

Dica: O alerta de proximidade ao parto ocorre sempre entre os dias -7 e +7 da previsão de parto, revise seu tempo médio de gestação nas configurações da fazenda.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page