Monitoramento COWMED

Atualizado: 16 de fev.

A metodologia de trabalho COWMED foi desenvolvida com o objetivo de ajudar a fazenda e facilitar o uso da tecnologia pelos usuários, apesar de seu elevado grau de inovação a ferramenta precisa chegar na propriedade de forma simples e fácil.

Para explicar melhor como funciona o monitoramento COWMED preparamos uma imagem que ilustra os 4 passos do monitoramento após a instalação.

O primeiro passo do monitoramento é a disposição das coleiras nos animais (além de vinculá-los no software), bem como a instalação das antenas na fazenda que irão capturar os dados de ruminação, atividade, ociosidade e ofegação das vacas, a cada hora do dia.

Como você vai perceber durante o processo de instalação de antenas, toda propriedade contará com uma antena C-Com primária (responsável por gerenciar as escravas e se conectar com a WiFi para envio dos dados), e demais antenas secundárias responsáveis por aumentar a zona de captação dos dados das coleiras.

Os dados, após capturados, serão enviados a nossa plataforma na nuvem, que armazenará as informações dos animais, e lhe mostrará em tempo real o comportamento de cada vaca de seu rebanho. O software e aplicativo são 100% online, ou seja, através do site da COWMED você pode se conectar a sua vaca de qualquer lugar do mundo, e a qualquer hora.

Com os dados já nos servidores da empresa, a inteligência artificial VIC (Intérprete Virtual de Vacas ou Virtual Interpreter of Cows), interpreta o comportamento de cada vaca individualmente e do lote, e sempre que houver alguma variação brusca de seu comportamento você receberá um alerta no seu celular Apple ou Android.

A metodologia COWMED ainda conta com um suporte e um setor inteiro voltado ao sucesso do cliente, cada fazenda possui um gerente de conta que acompanha e treina todo time da fazenda, analisando casos e mensurando resultados do monitoramento.


Gerente de conta

A equipe de sucesso do cliente COWMED é formada por técnicos formados em Medicina Veterinária e Zootecnia, que estarão à disposição todos os dias da semana através do grupo de Whatsapp que é criado com a equipe da fazenda.

Dentro da atuação do CS com a fazenda é designado um dos técnicos para ser o gerente de conta, esse é responsável por iniciar o contato com a sua equipe, explicar como vai funcionar o sistema, quais os processos que ocorrem da contratação até a implantação do sistema, criar o grupo no whatsapp e dar início a jornada do cliente. Dentro dessa jornada existe uma etapa de treinamentos específicos sobre o sistema (treinamentos de gestão, reprodução, saúde e nutrição), e é o gerente de conta que marca e ministra esses treinamentos juntamente com outros membros da equipe.

O gerente de conta é a pessoa responsável por garantir que todo o processo de aprendizagem e adaptação da fazenda ao sistema de monitoramento seja realizado de forma mais eficiente e completa possível.


Jornada do cliente

Essa jornada é dívida em quatro principais pontos: Implantação, Rampagem, Relacionamento e Execução, observe a imagem abaixo.

1- Implantação: É o processo inicial de aquisição do serviço de monitoramento, nessa etapa são realizados a instalação do sistema na propriedade (antenas e colocação dos colares), cadastro dos animais, apresentação da empresa, serviços do setor de CS e o primeiro treinamento com o tema de gestão. Neste treinamento é apresentado as principais funcionalidades do software e aplicativo, com uma visão ampla de todos os módulos do sistema.


2-Rampagem: É realizada a capacitação da fazenda referente ao uso do monitoramento. Nessa fase são ministrados 3 treinamentos específicos (reprodução, saúde e nutrição), em que os técnicos explicam melhor sobre as funcionalidades, informações uteis para a fazenda e como alimentar o sistema, além de ressaltar da importância de inserir dados confiáveis e constantes na plataforma.

Na rampagem também é realizada a reabordagem de algumas fazendas que interagem abaixo da média com o sistema. A reabordagem é realizada através da interação dos técnicos (Cowmed) no grupo de whatsApp da fazenda, elucidando algum caso de nutrição, sanidade ou reprodução que ocorreu nos animais. O intuito é de fazer os clientes verem na prática como podem usar o sistema.


3- Relacionamento (Adoção do sistema): Essa é a última etapa, considerada mais estratégica com os clientes, tomando decisões mais pontuais, como reuniões de acompanhamento ou visitas técnicas. Também é realizado nessa etapa análises de uso do sistema pelos clientes, avaliação de futuros clientes em risco e análise de clientes que podem aumentar o número de animais monitorados.


4- Execução: É a última fase da sua jornada e esperamos que seja a mais duradoura, nesse momento o produtor já entendeu todo o funcionamento do sistema e passa a utilizá-lo de maneira completa.


Dúvidas sobre as funcionalidades entre em contato com nossa equipe de atendimento no grupo de WhatsApp da fazenda com a CowMed.


64 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo