top of page

Sistema de antenas da Cowmed

Atualizado: 11 de fev. de 2022

Como funciona o sistema de antenas da Cowmed?

Para que os dados gerados pela coleira cheguem até o nosso sistema Web e App, é preciso de um equipamento muito importante, as antenas. As antenas são responsáveis por captar os dados brutos gerados pelo colar (ruminação, atividade e ócio) e enviar para nuvem, que serão processados e interpretados através da tecnologia COWMED, gerando alertas e informações sobre o comportamento das vacas.

A forma de funcionamento das antenas é através de ondas eletromagnéticas, que serão emitidas pelo colar e captadas pela antena, através de um campo magnético formado. Por esse motivo a posição das antenas é importante, pois é um equipamento sensível a barreiras como paredes e áreas de arborização, fatores esses que acarretam interrupção das ondas e consequentemente falha na transferência de dados. O sistema de antenas COWMED é formando por 2 tipos de antenas, a primária (antena mestre) demonstrada na foto A e a secundária, foto B.


A antena primária é a antena que deve ser conectada a internet, pois é ela a responsável pela transferência de dados ao sistema de armazenamento da nuvem. É composta por um microcomputador, um cartão de memória e uma bateria, possibilitando um caso de falta de energia a armazenagem dos dados por pelo menos 3 horas. Em cada fazenda é necessário a instalação de uma antena primária, sendo preconizada a sua instalação em áreas onde os animais mais convivem, como por exemplo sala de espera para a ordenha, praça de alimentação ou em casos de animais confinados no pavilhão dos animais.

A antena secundária possui como funcionalidade a ampliação da área de cobertura, tendo uma capacidade de cobertura variável, onde fatores como sobrecarga de dispositivos na mesma tomada, barreiras físicas interferem na capacidade de cobertura da antena, o diâmetro de cobertura é em torno de 100m, por isso são instaladas mais de uma nas fazendas de acordo com a necessidade de cobertura. Para a funcionalidade dessas antenas não é necessárias a disponibilidade de internet, pois elas comunicam-se especificamente com a antena primária.


Como instalo as antenas?

O processo de instalação das antenas é dividido em duas fases: pré- ativação e ativação. É importante se atentar a essas dicas e segui-las, pois as antenas são a ponte de comunicação entre os dados gerados pelo colar e as informações entregues a você no seu celular.


Fase de Pré-ativação:

Passo 1 - Escolha o lugar adequado para o posicionamento da antena mestre com a ajuda de um técnico da COWMED. Como demonstrado na imagem abaixo, a antena deve ficar centralizada no barracão para cobrir a maior área possível, este deve ser um lugar com proteção contra a exposição direta de chuva e estar a uma distância superior a 2 metros de painéis de comando, cercas eletrificadas e/ou fio de cerca elétrica, dutos de energia e/ou motores de indução.



Passo 2 - O lugar escolhido deverá ter uma tomada exclusiva 110/220 V a uma altura superior à 2,5m.

Fase de Ativação do sistema


Passo 1 - Fixar a antena conforme demonstrado na imagem abaixo, sendo importante essa ficar acima de 2.5m de altura e fora da incidência direta de umidade e obstáculos físicos: paredes, pilares, ventiladores e aspersores.


Passo 2 - Ligar antena na tomada. A tomada e a antena devem estar fora do alcance de água e/ou poeira.

Passo 3 - Conectar o roteador em um cabo de rede.

Passo 4 - Conectar o roteador em uma tomada.

Passo 5 - Deixar o roteador a uma distância máx. de 5m (sem obstáculos) da antena, demonstrado na imagem abaixo.

Passo 6 - Comunicar a equipe COWMED sobre a ativação do sistema.



O que nunca fazer com as antenas?

  1. Não deixar exposta a água;

  2. Não colocar posicionada próxima a equipamentos eletrônicos, como: central de cerca elétrica, quadro de distribuição energética e disjuntores.

  3. Não desligar da tomada sem informar a COWMED;

  4. Não mudar a senha e/ ou nome da rede de internet sem informar a COWMED antes da mudança;

  5. Não abrir a caixa sem orientação técnica da Equipe COWMED, pois contém componentes eletrônicos muito delicados.


Deseja saber mais sobre o sistema, nossa equipe de atendimento está disponível no grupo de WhatsApp da fazenda com a CowMed.



48 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page