Estresse Térmico, por Calor, E Agora?

Dica: Você sabia que um dos fatores que irá influenciar no bem-estar de suas vacas é o estresse por calor. Segundo pesquisadores e especialistas, o estresse calórico é um dos principais problemas encontrados no manejo de vacas leiteiras, pois há redução na produção e composição do leite, redução do consumo de matéria seca e problemas reprodutivos.

Rotina de Acompanhamento do Estresse Térmico do Rebanho

1. Acesse o módulo estresse térmico;

2. Análise do THI.

O THI, significa índice de temperatura e umidade, é uma ferramenta interessante para técnicos e produtores avaliarem as condições térmicas a fim de evitar ambientes estressantes aos animais, no sistema Cowmed o THI é calculado a partir da estação meteorológica mais próxima da fazenda que está sendo monitorada.

Sabemos que resultados de THI superior a 72, pode-se entender que o animal está em um ambiente estressante. Nem todos os produtores conseguem medir o THI em suas propriedades, por esse motivo a Cowmed tem essas análises, o que torna tudo mais eficiente para as tomadas de decisões.


3. Nesse modulo temos a temperatura e a umidade em cada hora do dia.

4. O tempo de ofegação é mais uma variável comportamental que a CowMed monitorada e você pode acompanhar no gráfico acumulado 24 horas, assim, você terá as melhores decisões em relação ao conforto térmico dos animais de sua fazenda.



Ficou com dúvidas? Quer entender mais? Pergunte ao seu gerente de conta, estamos aqui para ajudá-lo a entender mais suas vacas!

7 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo