top of page

Alertou Cio e Não Visualizei, E Agora?

Atualizado: 17 de jun. de 2021

Dica: Sempre que não visualizar um cio alertado, analise se a vaca está no ciclo com a última inseminação e o comportamento dela no gráfico.

Não Visualizei Cio, O Que Faço?

Para responder esta pergunta o mais indicado é primeiramente você ler o artigo que preparamos sobre como o sistema detecta cio clicando aqui.


Um Alerta de Cio não visualizado no animal pode ser duas coisas: Cio verdadeiro não percebido pela fazenda ou falso positivo por alguma alteração de comportamento, vamos mostrar os dois casos para vocês neste artigo.

Se você leu o artigo que indicamos anteriormente vai perceber que o alerta de cio é um comportamento que se distingue pelo aumento da atividade (ou das horas com atividade consecutiva) e pela queda de ruminação. Também deve ter percebido que cada vaca cria seu próprio padrão e limites de detecção baseado no seu comportamento, baseado nisto, vamos as possibilidades.


Cios Verdadeiros Não Observados:

1. Quando uma vaca alertar cio e você não observar o comportamento no animal observe duas coisas:

  • Se o animal está no ciclo com a última inseminação (o próprio alerta de cio já traz a data para você verificar e não perder nenhum retorno)

  • O horário do alerta, se você não tem equipe noturna dificilmente vai conseguir observar um cio que ocorreu entre 1 e 4 horas da madrugrada.

  • Observe o comportamento gráfico da vaca, se ela apresentar qualquer um dos comportamentos como nos gráficos abaixo a chance dela ter estado em cio é de 99%.

Analisando o comportamento gráfico da vaca, caso ela tenha um comportamento estável e no dia do alerta apresente um aumento brusco de atividade como o da imagem acima, dificilmente este alerta terá sido falso. Mas caso queira ter mais certeza, olhe o comportamento do animal 21 dias para trás e note se não teve outro alerta de comportamento de cio no período, como o exemplo da figura acima.

Outra forma, ainda mais detalhada para não perder nenhum cio se você tem dúvidas sobre o alerta, é olhar o gráfico de comportamento horário do animal. Comportamentos de cio sempre tem horas seguidas de atividade, ou seja, diversas barras vermelhas acumuladas se comparadas com os dias anteriores, o que nos indica que esta vaca permaneceu por várias horas com atividade alta.

Por fim, porém ainda mais trabalhoso, você pode também separar a vaca para analisar muco e cornos uterinos, mas recomendamos você a só fazer isto depois de conferir as dicas acima.

Dica: Todo cio é muito importante para ser relevado, uma vaca em 50 aptas representa 2% da taxa de serviço; 5 vacas representam 10%; muitas vezes a diferença que faltou para atingir a meta da propriedade.

O Que Pode Ocasionar Falsos Positivos:

Como abordamos anteriormente, qualquer alerta gerado é baseado numa alteração comportamental de cada vaca, ou seja, é uma reação ao que o animal está apresentando nas últimas horas.

Quando nos referimos a cios alertados por padrões comportamentais que não são confirmados, os motivos mais frequentes são:

  • Cisto no ovário (vaca apresenta comportamentos de cio em intervalos irregulares)

  • Mudança de sistema produtivo (animal estava preso e foi para o pasto)

  • Vaca é dominante para montar em outras vacas que estão em cio

Observe que em todos os casos acima ilustrados temos típicos aumentos expressivos de atividade se comparado ao próprio padrão do animal, vacas que começam a caminhar e se movimentar muito mais do que o costume e por este motivo acabam gerando um alerta que tem por base alta movimentação.


Que Dicas Podemos Dar para Identificar Estes Casos?

  1. Observe se você tem um grupo de animais alertando, neste caso o alerta pode estar se referindo a uma alteração de lote, como uma mudança de sistema produtivo ou outro evento de manejo.

  2. No histórico do animal analise o seu número de serviços, uma vaca com muitas inseminações sem emprenhar pode estar com problemas sanitários.

  3. Verifique se você tem IATF de muitas outras vacas daquele lote ou se esta vaca já tem uma fama de dominante.

  4. Alterações de manejo que façam os animais caminharem muito mais do que o seu padrão normal podem ocasionar este alerta.

Ficou com dúvidas? Procure seu gerente de conta e pergunte, questione, estamos aqui para ajudar você a interpretar suas vacas, 7 dias por semana.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page