top of page

Análise de concepção

No módulo Cow Analytics você pode fazer avaliações de concepção, analisando como foi os últimos meses (histórico de concepção), taxas por categoria (novilhas e vacas adultas) e taxa geral da fazenda. Ainda a concepção pode ser comparada entre diferentes inseminadores, touro, técnica reprodutiva e DEL das vacas.


Para acessar esse recurso basta acessar, sistema COWMED na internet > módulo Cow Analytics > Concepção.


Observe abaixo alguns exemplos.




Avaliar a taxa de concepção é uma estratégia para observar se as vacas da fazenda estão sendo desafiadas ou não, a reprodução é influenciada pelo nível de produção de leite, condição corporal, idade, ocorrência de doenças no pós-parto e sazonalidade.


É notável no exemplo acima que houve diminuição nas taxas de concepção nos meses mais quentes do ano, pois o calor impacta na capacidade de concepção da vaca.




A variável humana pode interferir consideravelmente nos resultados de concepção, assim poder avaliar se isso está acontecendo na propriedade é interessante, e através dessa análise é possível tomar medidas corretivas, como capacitação técnica da equipe.


É possível avaliar os melhores touros usados na propriedade, e estrategicamente aumentar a sua utilização, mas também podia auxiliar a detectar eventuais falhas. É indicado quando realizar a escolha do touro, optar por animais testados e avaliados pela central de genética, além disso é importante considerar não só características morfológicas e produtivas do touro, mas também produção, viabilidade e fertilidade dos espermatozoides após o descongelamento das doses, pois existem características individuais e diferentes entre os touros.


Conforme o DEL aumenta o número de serviços diminui, isso já é esperado, pois com o passar da lactação, a exigência nutricional da vaca diminui, devido a diminuição da produção de leite e o desafio da vaca também é menor, oportunizando a concepção e com isso, aumentando a taxa de concepção/serviço.


Caso ainda tenha alguma dúvida sobre alguma destas funcionalidades nossa equipe de atendimento está disponível 7 dias por semana, no grupo de WhatsApp da fazenda com a COWMED.



42 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page