top of page

Como Registrar a Produção Leiteira?

Para cadastrar e analisar a produção de leite você acessa o menu lateral, na parte esquerda do software, clica em Controle leiteiro. Ao clicar em Controle Leiteiro aparecerão três opções, conforme descrito e mostrado na imagem abaixo.

1. Análise de produção

2. Registar a produção

3. Registrar a análise de qualidade do leite

Selecionando a opção Registro da Produção, pode-se fazer o registro de três formas:

A) Importar controle leiteiro: Selecionando esta opção o software mostrará a tela abaixo, onde está descrito o passo a passo para baixar a planilha, preenche-la e importar para o software, realizando assim o registro das informações;

Lembre-se sempre de inserir a data em que foi feito o controle leiteiro, conforme indicado na imagem abaixo.

Nesta opção, é possível cadastrar a produção individual de cada vaca, por ordenha e adicionar informações sobre a qualidade do leite CCS, CBT, Gordura, Proteína, etc. Conforme mostra a planilha modelo na imagem abaixo.

IMPORTANTE: Nesta planilha você irá preencher somente as informações que deseja registrar, as demais colunas deixe em branco e nunca edite o cabeçalho da planilha, caso contrário o software não irá reconhecê-la e consequentemente não fará o registro das informações.


B) Produção total (rebanho): Ao selecionar esta opção você poderá cadastrar a produção total do rebanho em um determinado dia.

Como mostra a imagem abaixo você deve preencher os campos, data, produção total em litros e o número de vacas ordenhadas. Com essas informações o software já calcula a média geral do rebanho no dia especificado.

IMPORTANTE: Os campos, data e numero de animais ordenhados, já estarão preenchidos com a data em que está sendo feito o registro da produção e o número de vacas que estão nos lotes de lactação respectivamente. Mas você pode alterá-los conforme for necessário.


C) Produção por lote: Esta opção de registro permite acompanhar o volume produzido em cada lote assim como a média de produção de cada lote.

Para fazer o registro por lote selecione a opção 'C' na aba de registro de controle leiteiro e em seguida preencha os campos conforme imagem demonstrativa abaixo.

Após fazer o registro da produção leiteira você poderá avaliar a evolução da produção, da média e também da qualidade do leite.

Mostramos como fazer essas análises no artigo "Avalição da Produção Leiteira".


Caso ainda tenha alguma dúvida sobre alguma destas funcionalidades nossa equipe de atendimento está disponível 7 dias por semana, no grupo de WhatsApp da fazenda com a CowMed.

406 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page