top of page

Como Funcionam as Coleiras COWMED?

Atualizado: 11 de fev. de 2022


As coleiras COWMED são compostas por quatro partes externas:

1 - Cápsula: A cápsula é a parte da coleira onde ficam os sensores eletrônicos que medem o comportamento das vacas. Na parte externa da cápsula fica a identificação da coleira, que é um número com seis dígitos.

2 - Cinta: A cinta é a parte que faz a fixação da coleira no pescoço das vacas. Ela é composta por material resistente, macio e maleável, para proporcionar conforto às vacas. A cinta é fixada com um sistema de duas argolas, sendo fácil de fixar e regular seu ajuste.

3 - Peso: O peso é uma peça de metal que tem a finalidade de manter a cápsula sempre posicionada corretamente para que os sensores meçam corretamente o comportamento das vacas.

4 - Gravata: A gravata é uma peça de polietileno que fica logo acima do peso. A função da gravata é fixar o peso na cinta de forma que é possível regular seu posicionamento mas não fique solto para correr na cinta.




Cada uma destas partes da coleira tem sua funcionalidade, portanto é imprescindível que ela esteja completa para seu perfeito funcionamento. Porém a parte da coleira que fará a medição do comportamento das vacas e transmitirá essas informações ao software são os sensores eletrônicos que ficam dentro da cápsula. O conjunto de sensores irá medir quatro parâmetros comportamentais da vaca: Tempo em ruminação, tempo em atividade, tempo em ócio e tempo em ofegação. Cada parâmetro de comportamento desses gera um tipo diferente de sinal para os sensores, que registram este sinal e enviam a informação para a antena COWMED que foi colocada na propriedade e esta a envia para a internet.

Quando os dados coletados pelas coleiras chegam no software eles são interpretados pela VIC e transformados em gráficos de comportamento das vacas. Para que o software reconheça de qual vaca são os dados reportados pelas coleiras é necessário que as coleiras sejam vinculadas nas respectivas vacas. O vínculo é feito utilizado o brinco da vaca, previamente cadastrada no software COWMED, e o número de identificação da coleira.


Como colocar as coleiras?



Ao colocar a coleira no animal, passa-se a cinta por debaixo do pescoço e entre as argolas, como é demonstrado no vídeo. Após a colocação do colar é só ajustar, a cápsula deve ser posicionada no lado esquerdo e na metade superior do pescoço do animal, na mesma linha da orelha, 10 cm abaixo do dorso, e o peso com a gravata no centro do pescoço. A gravata da coleira deve ficar levemente justa no pescoço do animal, conforme a imagem abaixo.




Caso ainda tenha alguma dúvida sobre alguma destas funcionalidades nossa equipe de atendimento está disponível 7 dias por semana, no grupo de WhatsApp da fazenda com a CowMed.



608 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page