top of page

Como Registrar a Secagem de uma Vaca?

Dentro do software CowMed existem algumas possibilidades de registrar a secagem de uma vaca, podendo ela estar prenhe, se aproximando do período de transição, como também é possível secar a vaca sem ela estar gestando, por exemplo, para um indução à lactação.

Para registrar a secagem de uma vaca prenhe, siga os passos:


Na tela inicial do software CowMed, logo abaixo do gráfico de distribuição do rebanho por DEL, clique no atalho da lista de "Previsão de secagem" (esta lista também está disponível no menu Cow analytics);

Na lista de "Previsão de secagem" estarão aparecendo todas as vacas com a secagem prevista para os próximos 25 dias e a lista contém as seguintes informações:

  • Brinco

  • Nome

  • Lote

  • Status reprodutivo

  • Data prevista para secagem

  • Número de dias que falta até a data prevista para secagem

  • Dias de gestação

  1. Clique no botão "AÇÃO", que fica ao lado direito da lista;

  2. Selecione a opção "Secagem";

  3. Selecione a data em que a vaca foi seca e um comentário se necessário;

  4. Clique em "REGISTRAR", conforme indicado na imagem abaixo.


Ainda na lista de secagens previstas está disponível o gráfico de Projeção de secagens (conforme destacado na imagem abaixo), onde é possível visualizar a quantidade de vacas prenhes com previsão de secagem para os próximos meses.


O software CowMed possibilita configurar que as vacas passem para o status de Prenhe-seca automaticamente ou de forma manual, conforme a necessidade de cada fazenda. Caso sua fazenda gere este status de forma automática e você queira registrar que a secagem do animal foi antes do que a data prevista, é possível fazer da maneira a seguir.

Na ficha individual de cada animal, acessar a aba Reprodução, clicar em "REGISTRAR" e depois em "Secagem". Conforme indicado na imagem a seguir.

Desta forma é possível registrar a secagem tanto para vacas prenhes como para as vazias.


Como registrar a secagem pelo aplicativo?

Na tela inicial do aplicativo CowMed tem a lista de previsão de secagem, semelhante a lista do software. Nesta lista aparecerão todas as vacas que estão prenhes, a data prevista para a secagem e os dias em gestação.

Clicando em cima de cada animal, aparecerá a opção de Registrar secagem antecipada, como da mesma forma, se clicar no botão verde, será possível selecionar o animal prenhe que se deseja secar, onde abrirá uma janela para adicionar a data da secagem e uma observação. Depois basta clicar em registrar.


Como no software, pelo aplicativo também é possível registrar uma secagem, abrindo a ficha individual de cada vaca, clicando na aba reprodução, no botão verde e registrar secagem.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo grupo que atende a fazenda. Estamos 7 dias por semana analisando vacas para ajudar vocês a entender melhor seus animais.

50 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page