Minha Vaca Está Em Desafio, E Agora?

Atualizado: 15 de jul. de 2021

Dica: Vacas que alertam desafio com frequência, porém não permanecem muito tempo na enfermaria, geralmente estão associadas a problemas subclínicos.

Vacas em Desafio, O Que Fazer?

  1. As vacas em desafio constituem o primeiro alerta de saúde, ou seja, quando o animal está começando a ter uma queda de ruminação e um aumento da ociosidade que ultrapasse o padrão aceitável da vaca, faz com que a VIC coloque ela como 'Em Desafio'.

  2. O Alerta de Desafio pode indicar duas coisas: O começou de algo mais sério ou um problema subclínico. No primeiro caso logo teremos o status de Desafio evoluindo para um Alerta de Observação, no segundo a normalização do comportamento da vaca após 1 ou 2 dias.

3. Vacas que normalizam seu comportamento rapidamente e novamente voltam a alertar desafio seguidamente são vacas que estão tendo constantes dias ruins, e geralmente estão associadas a mastites subclínicas, acidoses leves, ou outros problemas metabólicos mais suaves, como o caso da imagem acima

4. Vacas que após o alerta de 'Desafio' continuem piorando para casos mais agudos vão alertar como Observação e Grave, vide imagem a seguir.

5. É importante destacar que vacas em 'Desafio' não vão para a Enfermaria ou geram alertas, estes animais devem ser observados na listagem de Desafio em 'Saúde> Animais em Desafio', como segue na próxima imagem.

6. Recomenda-se somente separar e analisar vacas em desafio quando a ruminação estiver muito baixa (menor que 6h) e ela tiver alguma anomalia visível ao responsável.

7. Ficou com dúvidas sobre alguma vaca em desafio no seu rebanho? Não deixe de nos contatar pelo grupo que atende a fazenda, estamos 7 dias por semana analisando vacas para ajudar vocês a entender melhor seus animais.

26 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo