top of page

Os Alertas

O sistema CowMed avalia o comportamento das vacas de forma individual e coletiva. Isso possibilita o acompanhamento das alterações comportamentais de cada vaca e também a resposta de lotes frente aos manejos reprodutivos, sanitários e nutricionais da fazenda. São essas alterações comportamentais que geram os alertas.

Como são gerados os alertas?

As coleiras captam o comportamento dos animais em tempo real (ruminação, atividade, ócio e ofegação) e são enviadas para plataforma na nuvem de hora em hora através da comunicação dos colares com a antena instalada na fazenda. As informações são analisadas pela VIC (inteligência artificial da CowMed), que compara os dados recebidos com o padrão de comportamento de cada animal ou lote, gerando os alertas e notificações. Esses dados são disponibilizados através do software web, aplicativo IOS e Android.


Quais alertas são gerados? - Cio e melhor momento para IA

Os alertas de cio são gerados quando há um aumento da atividade, em que o animal fica muito agitado, se movimenta muito e procura outras fêmeas para montar e aceita monta, também nesse período ocorre uma queda da ruminação, devido a diminuição no consumo.


- Saúde (Desafio, observação e grave)

Os alertas de saúde são gerados quando há um aumento do ócio, em que o animal tem uma redução da atividade, não interagindo com o ambiente e com outros animais, e também ocorre uma diminuição na ingestão de alimentos, consequentemente, apresentando uma queda de ruminação. As vacas em listagem de desafio constituem o primeiro status de saúde, em que o animal começa a ter uma queda de ruminação e aumento de ócio, que pode indicar o início de uma enfermidade, uma enfermidade subclínica ou também um período de estresse. Em casos de progressão do comportamento, é gerado o primeiro alerta, observação, e o animal vai automaticamente para enfermaria, e se a vaca continuar piorando e sua ruminação caindo, será gerado um novo alerta, que será o alerta grave.


- Proximidade do parto

Os alertas de proximidade de parto são gerados quando há um aumento da atividade, em que o animal fica agitado e inquieto, deitando e levantando repetidas vezes, e queda da ruminação, devido a diminuição na ingestão de alimento.


- Alteração na ruminação dos lotes

Os alertas de ruminação são gerados quando há uma queda ou aumento da ruminação, que podem estar relacionados com a alteração da composição da dieta, seja com a adição ou remoção de ingredientes, condição do volumoso, quando ocorre a mudança de silo, manejos, como mudança no horário de trato, troca de tratador, também temos alterações da ruminação por causa do clima, animais em estresse térmico, entre outros fatores.


- Rotinas da fazenda

Os alertas de rotinas da fazenda, são realizados pela VIC (Virtual Interpreter of Cows) a nossa assistente virtual, em que auxiliamos o produtor com as notificações de manejo de secagens, previsões de parto, entradas em pré-parto, além de protocolos de IATF cadastrados, entre outros recados importantes da sua fazenda.



Deseja saber mais sobre alguma destas funcionalidades, nossa equipe de atendimento está disponível 7 dias por semana, no grupo de WhatsApp da fazenda com a CowMed.



90 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page