top of page

Picos de Consumo, Como Avaliar?

Dica: Os picos de consumo representam os momentos em que o lote todo sobe e desce a cabeça nos horários de alimentação.

Avaliando Picos de Consumo no Software

  1. A primeira coisa que você precisa saber para avaliar os picos de consumo é como chegar lá, então acesse 'Nutrição>Lotes Monitorados', escolha o lote que você quer analisar e clique em cima do módulo.

2. Ao clicar em cima do módulo você entrará dentro do ambiente daquele lote, que conterá uma série de gráficos e análises de cada grupo de animais.

3. Para acessar os picos de consumo clique em 'Análise de Consumo'

4. A linha verde representa a ruminação dos animais deste lote, ao mesmo tempo em que a linha vermelha representa os picos de consumo destes animais, ou ainda, o tempo em que eles sobem e descem sua cabeça ao se alimentar.

5. Esta análise é muito importante para nutricionistas que querem avaliar trocas de dietas e idas ao cocho.

6. Observe que estes animais tem 5 picos de consumo por dia definidos em diversos horários que se repetem todos os dias, os picos de consumo maior representam geralmente os tratos, enquanto os menores representam empurradas.

7. A partir do conhecimento do padrão do seu rebanho uma série de análises se torna possível, levando-se em consideração o número de vezes que os animais do lote consomem, mas principalmente quedas de consumo em picos específicos.

8. Observe que nos dias 2/5 e 3/5 este grupo de animais teve o seu primeiro pico de consumo do dia (provável primeiro trato) mais elevado se comparados aos dias anteriores e posteriores, cabe a equipe da fazenda entender o que motivou este aumento e suas quedas.

9. O mais importante deste gráfico é você entender o comportamento de ingestão de seus animais, e tentar aperfeiçoa-lo através de avaliações e testes.

Dica: Avalie junto com seu nutricionista a intensidade e a quantidade de picos de consumo, e valide se os animais estão comendo o desejado ao longo do dia.

10. Ao descer a tela você poderá comparar o gráfico dos picos de consumo do lote com o THI (índice de estresse térmico) da fazenda e observar o quanto dias quentes impactam no consumo de seus animais.

Dica: Você vai observar que noites quentes muitas vezes impactam muito mais do que dias quentes na queda de consumo

11. Ficou com dúvidas? Procure seu gerente de conta e pergunte, questione, estamos aqui para ajudar você a interpretar suas vacas, 7 dias por semana.

56 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page