top of page

Minha Vaca Está Em Cio Mas Não Alertou, E Agora?

Atualizado: 22 de jul. de 2021

Dica: Vacas cadastradas para o IATF não alertam cio enquanto estão com implante hormonal.

Se você viu uma vaca em cio e ela não gerou um alerta, é possível que alguns dos motivos e configurações que vamos descrever neste artigo tenha sido a razão.


1. Vacas Registradas em IATF

Quando uma vaca está em um protocolo reprodutivo o software filtra os alertas de cio no período em que a vaca está com implante hormonal. Este filtro dos alertas tem como objetivo evitar que o manejo realizado em decorrência do protocolo não interfira negativamente na detecção de cio após a retirada do implante hormonal.


Imagem 1: Vaca que esteve em um protocolo de IATF no período de 02/07/2021 a 10/07/2021.

Na imagem acima vemos o gráfico de uma vaca que esteve em um protocolo de IATF. Marcadas no gráfico com IH (Implante Hormonal) e RI (Retirada do Implante) estão as respectivas datas de colocação do implante e retirada do implante. No período entre estas marcações a vaca estará com implante e o software não irá gerar alertas mesmo que a vaca apresente comportamento característico de cio. Para evitar que um cio não seja alertado devido a esse filtro é fundamental registrar corretamente as datas de colocação e retirada do implante hormonal na hora de cadastrar o protocolo reprodutivo.


2. Vacas Prenhes Após 120 Dias

Após registrar o diagnóstico positivo de gestação em uma vaca o software CowMed utiliza esta informação para filtrar alertas de cio. É possível configurar o software para permitir a geração de alertas de cio até 120 dias após a data do serviço que gerou a prenhez. Após esse período de 120 dias, permanecendo o diagnóstico positivo de prenhez, automaticamente o software não irá mais gerar os alertas de cio.


3. Vacas Recém Inseminadas

Ao registrar uma inseminação em uma vaca o software entende que ela fez um cio na data próxima a data da inseminação e ajusta a interpretação do comportamento da vaca, esperando que ela não entre novamente em cio nos primeiros 10 dias. Portanto nos primeiros dias após uma inseminação a sensibilidade do sistema para detectar cio fica um pouco reduzida, dessa forma para ser gerado um alerta de cio neste período é necessário que a vaca aumente muito a atividade.

Lembrando que cios em intervalos irregulares, fora do período de ciclo de 18 a 24 dias, é um sinal de possível problema reprodutivo. Por isso sempre recomendamos que vacas que apresentem este comportamento sejam avaliada pelo seu veterinário de confiança.


4. Vacas Sem Alteração de Comportamento

O monitoramento da CowMed identifica padrões comportamentais das vacas e quando há alteração do padrão de comportamento são gerados alertas de acordo com o tipo de alteração apresentado. Para aprofundar mais estes conceitos você pode ler os artigos sobre alertas de cio e de saúde aqui da central de ajuda ou entrar em contato com a equipe de atendimento através do grupo de whatsapp da CowMed com sua fazenda. No entanto em alguns casos a alteração comportamental devido ao cio é pouco expressiva. Ou seja, quando comparado o padrão comportamental da vaca no dia que ela estava em cio com o comportamento da mesma vaca nos dias anteriores não há alteração significativa de comportamento, assim o sistema de monitoramento não gera alerta de cio. Casos como esse podem ocorrer quando uma vaca tem dificuldades de locomoção ou medo de apanhar de outras vacas do lote, assim ela acaba se movimentando pouco no período do cio.

51 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page